Disponibilização da versão Java 1.0 do Eclipse Keyple

O Keyple é uma biblioteca open source que oferece a programadores e provedores de serviços uma forma simples de desenvolver aplicações que interatuam com smart cards facilitando o acesso a transações seguras Calypso. O Keyple nasceu da visão e esforço da CNA e é agora alojado pela Fundação Eclipse, que garante a total abertura do código sem qualquer tipo de Propriedade Intelectual.

A biblioteca Keyple oferece:

  • Um módulo Keyple Core que disponibiliza uma forma uniforme de interagir com qualquer tipo de leitores de smart cards.
  • Um módulo Keyple Calypso que disponibiliza uma API de alto nível permitindo uma gestão simples de transações seguras Calypso independentemente do cartão ou SAM, garantindo o suporte a produtos de todas as gerações.

A integração do Keyple num leitor específico exige a criação de um plugin para garantir a comunicação com o hardware específico do fornecedor. Podemos dividir os plug-ins nas seguintes duas categorias:

  • Plugins standard estando atualmente disponíveis: PC/SC (Windows, Linux, MacOS), Android OMAPI, e Android NFC. Brevemente estará também disponível o plugin iOS NFC.
  • Plugins para soluções e produtos proprietários entre os quais: HSM Calypso, terminais Coppernic, terminais Famoco.

O Keyple está disponível em Java e C++ de forma a poder ser integrado em todo e qualquer tipo de equipamentos de bilhetagem.

A versão Java 1.0 do Keyple foi publicada em Dezembro de 2020. Representa um marco importante já que contém o componente Keyple Core Distributed que permite que o Keyple seja incorporado em terminais com uma arquitetura distribuída, podendo gerir leitores de smart card remotos independentemente do protocolo de comunicação usado entre o terminal e o servidor.

Esta solução permite que um terminal de bilhetagem sem um SAM possa enviar os seus pedidos para um servidor central onde os SAMs se encontram alojados. Permite também que a lógica de negócio passe do terminal para um sistema central que depois controla toda a cinemática com o cartão através de terminais ligeiros remotos.

O lançamento da versão 1.0 significa que a API está estável. Esta API vai servir de referência para a certificação de terminais que está atualmente a ser definida.

A versão C++ 0.9.0 será publicada no fim do mês corrente.

Mais informação sobre o projeto Eclipse Keyple está disponível em www.keyple.org e a fontes das versões Java mais recentes podem ser encontradas no respetivo repositório GitHub. Para mais informação sobre o Keyple C++ ver aqui.